A Atividade relativa a aula 6 solicitava explicações sobre a aplicação dos movimentos retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) e como os dois movimentos juntos poderia simular o lançamento de uma bola para cima e para frente e a partir de quando ela tocasse no solo quicasse diminuindo gradativamente sua velocidade vertical.
Primeiramente foi necessário separar os tempos dos dois movimentos, fazendo com que quando o valor do tempo do deslocamento do MRUV fosse zero e quando o resultado do movimento MRU, armazenado na variável X fosse maior que o limite da borda inferior da tela (Height, no caso 600 px), ou seja , no momento em qua a bola lançada tocasse pela primeira vez o solo, a velocidade vertical cairia na proporção de 1/2.5 e o tempo voltaria a ser zerado.
No mais o código abaixo exemplifica a aplicação da atividade:
float tInix=0.0; float tIniy=0.0; //wgamaa@gmail.com --> bolsista voluntário float a=-0.1; float veloVertIni=6; float veloHoriztIni =1.5; float x,y; void setup() { size (600, 600); } void draw() { y=600-MRUV(veloVertIni,a,tIniy); x=MRU(veloHoriztIni,tInix); if (tIniy>0 && y>=height){ veloVertIni=veloVertIni/2.5; tIniy=0; } background(0); fill(255); ellipse(x, y-6, 20, 20); tInix=tInix+1; tIniy=tIniy+1; texto(); } void texto() { textSize(12); fill(255); text("Eixo X: "+ x, 45,50 ); text("Eixo Y: "+ y,45, 70); text("Tempo: "+ tInix/60.0,45, 90); } float MRUV (float v, float a, float t) { return(v*t+a*t*t/2.0); } float MRU (float v, float t) { return(v*t); }
Então foi isso. Atividade bastante complicada, mas no final deu tudo certo.
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