terça-feira, 13 de março de 2018

Aula 2 - Tweak e Debug

Olá! Continuando as atividades de Matemática Aplicada a Multimídia, temos um novo desafio. A proposta agora é diferenciar o uso das ferramentas tweak e debug, exemplificando como as mesmas podem facilitar o desenvolvimento de uma aplicação que centraliza horizontalmente, numa tela com dimensões à sua escolha, n quadrados de 50 pixels de lado – sendo n uma variável global definida no início do código.

Pra começarmos a tarefa não deixou claro se os quadrados deveriam ter um espaçamento mínimo entre eles, portanto, para efeito de explicação, vou considerar que eles estão juntinhos, deslocando-se das laterais horizontais somente quando a largura dada for um número cujo resto da divisão por 50 (número de pixels que deve ter o quadrado) for diferente de zero tal como explico no código abaixo:

CÓDIGO:

int n=50; //<>//
void setup(){
  size (107,400);
  
}
   
void draw(){
  
  int resto=width%n;      //MEDIDA DA DISTANCIA ENTRE O(S) QUADRADO (S) E A 
                           LATERAL DA TELA.
  int num_rect=width/n;  //NÚMERO DE QUADRADOS QUE SERÃO FORMADOS A PARTIR 
                           DO TAMANHO DA TELA.
  int x,y;
  
  if (width>50 && height>50){
    
    
           if (resto==0){ // SE O RESTO DA DIVISÃO DA ALTURA PELA MEDIDA DO 
                             QUADRADO=50 FOR ZERO,NÃO SE TERÁ MARGENS LATERAIS, 
                             ENTAO A POSIÇÃO X ONDE O QUADRADO COMEÇARÁ A SER 
                             DESENHADO SERÁ A POSIÇÃO 0;
                x=0;
                y=(height-n)/2; //SEMPRE ESTARÁ CENTRALIZADO VERTICALMENTE;
           }            
            else{
                x=resto/2; //SE RESTO NÃO FOR IGUAL A ZERO O PROGRAMA CALCULRÁ 
                             A MEDIDA DO(S) QUADRADO(S) DAS EXTREMIDADES ATÉ O 
                             LIMITE HOIZONTAIS DA JANELA 
                y=(height-n)/2;   
            }
      
      for (int i=0; i<num_rect;i=i+1){ //DESENHA QUANTAS VEZES FOREM O 
                                         NUMERO DE QUADRADOS.
        stroke(125);
        fill(27);
        rect(x,y,n,n);
        x=x+n;
    }
}
else{
  println("tamanho da tela menor que o tamanho do quadrado a ser desenhado");
  }
} 
 
Link para donwload do código 


Como o importante aqui foi a centralização horizontal, o tamanho da largura da tela é a principal medida a ser considerada. Logo de início coloquei uma mensagem para que se caso alguém queira desenhar um quadrado que 50 px em uma tela com largura e altura menores que isso, a mensagem de erro aparecerá ("tamanho da tela menor que o tamanho do quadrado a ser desenhado") e nada será desenhado.

A ferramenta de Debug é importantíssimas a medida em que com ela é possível acompanhar o passo-a-passo do código, estabelecendo os pontos de parada, vendo pausadamente o que está sendo processado na tela do computador e assim facilitar sua vida rastreando as variáveis. Lembrando que isso só acontece no que está dentro do "void draw" no Após essa descoberta incrível, minha experiência não será a mesma com Processing. Vejam o vídeo:



Quanto a ferramenta Tweak vi que sua aplicação é muito mais intuitiva, dessa forma sendo perfeitamente aplicável em situações onde o uso de imagens é mais intenso. Com ela é possível alterar e ver no mesmo instante as modificações, sem ter que compilar e depois rodar o código. Lembrando que pra ativar a ferramenta é necessário ir no barra superior do Processing, botão Sketch , selecionar Tweak ou simplesmente Ctrl+Shift+T. Muito interessante!!! Vejam o vídeo:



É isso!!! Até breve!!!

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