Olá! Continuando as atividades de Matemática Aplicada a Multimídia, temos um novo desafio. A proposta agora é diferenciar o uso das ferramentas tweak e debug, exemplificando como as mesmas podem facilitar o desenvolvimento de uma aplicação que centraliza horizontalmente, numa tela com dimensões à sua escolha, n quadrados de 50 pixels de lado – sendo n uma variável global definida no início do código.
Pra começarmos a tarefa não deixou claro se os quadrados deveriam ter um espaçamento mínimo entre eles, portanto, para efeito de explicação, vou considerar que eles estão juntinhos, deslocando-se das laterais horizontais somente quando a largura dada for um número cujo resto da divisão por 50 (número de pixels que deve ter o quadrado) for diferente de zero tal como explico no código abaixo:
Pra começarmos a tarefa não deixou claro se os quadrados deveriam ter um espaçamento mínimo entre eles, portanto, para efeito de explicação, vou considerar que eles estão juntinhos, deslocando-se das laterais horizontais somente quando a largura dada for um número cujo resto da divisão por 50 (número de pixels que deve ter o quadrado) for diferente de zero tal como explico no código abaixo:
CÓDIGO:
int n=50; //<>// void setup(){ size (107,400); } void draw(){ int resto=width%n; //MEDIDA DA DISTANCIA ENTRE O(S) QUADRADO (S) E A
LATERAL DA TELA. int num_rect=width/n; //NÚMERO DE QUADRADOS QUE SERÃO FORMADOS A PARTIR
DO TAMANHO DA TELA. int x,y; if (width>50 && height>50){ if (resto==0){ // SE O RESTO DA DIVISÃO DA ALTURA PELA MEDIDA DO
QUADRADO=50 FOR ZERO,NÃO SE TERÁ MARGENS LATERAIS,
ENTAO A POSIÇÃO X ONDE O QUADRADO COMEÇARÁ A SER
DESENHADO SERÁ A POSIÇÃO 0; x=0; y=(height-n)/2; //SEMPRE ESTARÁ CENTRALIZADO VERTICALMENTE; } else{ x=resto/2; //SE RESTO NÃO FOR IGUAL A ZERO O PROGRAMA CALCULRÁ
A MEDIDA DO(S) QUADRADO(S) DAS EXTREMIDADES ATÉ O
LIMITE HOIZONTAIS DA JANELA y=(height-n)/2; } for (int i=0; i<num_rect;i=i+1){ //DESENHA QUANTAS VEZES FOREM O
NUMERO DE QUADRADOS. stroke(125); fill(27); rect(x,y,n,n); x=x+n; } } else{ println("tamanho da tela menor que o tamanho do quadrado a ser desenhado"); } }
Link para donwload do código
Como o importante aqui foi a centralização horizontal, o tamanho da largura da tela é a principal medida a ser considerada. Logo de início coloquei uma mensagem para que se caso alguém queira desenhar um quadrado que 50 px em uma tela com largura e altura menores que isso, a mensagem de erro aparecerá ("tamanho da tela menor que o tamanho do quadrado a ser desenhado") e nada será desenhado.
A ferramenta de Debug é importantíssimas a medida em que com ela é possível acompanhar o passo-a-passo do código, estabelecendo os pontos de parada, vendo pausadamente o que está sendo processado na tela do computador e assim facilitar sua vida rastreando as variáveis. Lembrando que isso só acontece no que está dentro do "void draw" no Após essa descoberta incrível, minha experiência não será a mesma com Processing. Vejam o vídeo:
A ferramenta de Debug é importantíssimas a medida em que com ela é possível acompanhar o passo-a-passo do código, estabelecendo os pontos de parada, vendo pausadamente o que está sendo processado na tela do computador e assim facilitar sua vida rastreando as variáveis. Lembrando que isso só acontece no que está dentro do "void draw" no Após essa descoberta incrível, minha experiência não será a mesma com Processing. Vejam o vídeo:
Quanto a ferramenta Tweak vi que sua aplicação é muito mais intuitiva, dessa forma sendo perfeitamente aplicável em situações onde o uso de imagens é mais intenso. Com ela é possível alterar e ver no mesmo instante as modificações, sem ter que compilar e depois rodar o código. Lembrando que pra ativar a ferramenta é necessário ir no barra superior do Processing, botão Sketch , selecionar Tweak ou simplesmente Ctrl+Shift+T. Muito interessante!!! Vejam o vídeo:
É isso!!! Até breve!!!

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