Olá. Enfim, depois de algum tempo sem postagens, eis que
voltamos às aulas e com elas uma série de atividades que movimentarão esse
espacinho d'interaction.
Pois, pois. Agora é a vez da disciplina de Matemática Aplicada à Multimídia I cantar de galo por aqui. E o primeiro desafio logo dá ao Processing um lugar especial. O desafio é apresentar, alterar e discutir um dos exemplos disponíveis na página do programa relacionando-o ao conteúdo do documentário “Hello Word!Processing” que nada mais é do que um “merchanzinho” da linguagem que existe desde 2001, desenvolvida por Casey Reas e Ben Fry e é utilizada para desenvolvimento de artes visuais, em sua maioria.
Pois, pois. Agora é a vez da disciplina de Matemática Aplicada à Multimídia I cantar de galo por aqui. E o primeiro desafio logo dá ao Processing um lugar especial. O desafio é apresentar, alterar e discutir um dos exemplos disponíveis na página do programa relacionando-o ao conteúdo do documentário “Hello Word!Processing” que nada mais é do que um “merchanzinho” da linguagem que existe desde 2001, desenvolvida por Casey Reas e Ben Fry e é utilizada para desenvolvimento de artes visuais, em sua maioria.
O exemplo escolhido foi o código que leva o nome de “Pointillism” que
nada mais é do que um código que processa na tela a formação de vários pontos
com tamanhos diferentes a depender do deslocamento do mouse, para direita ou
para esquerda, baseando-se na imagem de base (um arquivo jpg) e utiliza as
cores dessa imagem para colorir esses pontos. Caso o mouse seja movimentado
para a direita os círculos se tornam maiores e para a esquerda, menores. Também
ocorre uma mudança de cor, baseada no pixel da posição (x,y) da imagem escolhida e forma
aleatória.
Vamos aos comentários e às pequenas modificações. Nessa primeira parte do código (void setup) resolvi ampliar a diferença entre o menor tamanho do ponto “smallpoint” e o maior “largepoint” para obter uma melhor variação do preenchimento. Os valores para as funções do background e imageMode foram mantidas, porém carreguei uma imagem minha para mudar as cores dos círculos.
Vamos aos comentários e às pequenas modificações. Nessa primeira parte do código (void setup) resolvi ampliar a diferença entre o menor tamanho do ponto “smallpoint” e o maior “largepoint” para obter uma melhor variação do preenchimento. Os valores para as funções do background e imageMode foram mantidas, porém carreguei uma imagem minha para mudar as cores dos círculos.
void setup() {
size(640,
360);
img = loadImage("flowers.jpg");
smallPoint = 2;
largePoint = 100;
imageMode(CENTER);
noStroke();
background(255);
}
Código rodando:
Imagem alterada:
Na segunda parte, diminuí a transparência na função de preenchimento dos círculos para criar mais
sutileza na imagem formada. Mantive os círculos aparecendo randomicamente e
variando o tamanho conforme o deslocamento do mouse no eixo x.
void draw() {
float pointillize = map(mouseX, 0,
width, smallPoint, largePoint);
int x = int(random(img.width));
int y = int(random(img.height));
color pix = img.get(x, y);
fill(pix, 70);
ellipse(x, y, pointillize, pointillize);
}
Isso é tudo! Gostaria de ter feito mais modificações, principalmente na
função map(), porém não consegui rastrear a sintaxe e entender o que ela faz
dentro do código.
De início foi o que deu pra ser feito. Preparando-me desde já para as
próximas que virão.
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