segunda-feira, 28 de maio de 2018

Aula 16 - Design da informação

A atividade de hoje consiste em avaliar criticamente os aspectos visuais e interativos de um dos exemplos do site www.informationisbeautiful.net que traz alguns exemplos de gráficos informativos, alguns deles contendo interações.

Bom, o exemplo que escolhi para avaliar foi o https://informationisbeautiful.net/visualizations/the-internet-of-things-a-primer/ que trata da internet das coisas suas tecnologias, aplicações e inovações, analisando desde desenvolvimento na decada de 90 até uma prospecção no ano de 2020. 



O apelo visual da aplicação é bastante interessante, predominantemente elaborado com cores em tons pastéis, onde seus elementos verbal (textos,números), pictórico (ícones, adornos figurativos e abstratos, desenhos figurativos, fotografias) e esquemático (caixas, linhas, figuras geométricas e pontos de condução) apresentam pouco contrastante, dando a impressão de sobriedade e imprimindo um ambiente mais "clean" ao usuário.


O uso do elemento geométrico circular é bastante explorado, o que faz com que a unidade visual seja mantida na maior parte da aplicação, embora acredite que a diversidade das formas poderia tornar ainda mais dinâmica a aplicação, mantendo a unidade e aumentando o interesse visual do usuário. Outros momentos são constituídos com geométricas mais retangulares dando destaque a informação a partir da sobreposição de tons semelhantes da mesma cartela de cores.




Se no visual a aplicação perde força, na interatividade ela supera as expectativas. Com interações remetendo a "balões de gás hélio", simulando até  mesmo a dinâmica do contato físico real desse tipo de material. Como mostra o vídeo abaixo:

 

As interação do tipo zoom in e zoom out causam impacto, agregando valor à informação apresentada. Juntamente com balões explicativos deixam a aplicação visualmente organizada destacando hierarquicamente a aparição de cada elemento.

 

Em resumo, um dos principais atributos do design da informação é aperfeiçoar a exposição dos dados, deixando-os mais atrativos e simples para as pessoas. Envolve também a criação de um ambiente interessante e menos cansativo na leitura de dados brutos, transformando-os em possibilidades de obtenção da informação de maneira lúdica e didática. 

Assim, essa aplicação cumpre seu papel tanto no aspecto visual quanto no interativo, tornando criativa a tarefa da leitura de gráficos e gerando conhecimento de forma agregada e positiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário